quinta-feira, 10 de abril de 2008

Nota oficial sobre o afastamento do reitor Timothy

A Ocupação da reitoria da Universidade de Brasília comemorou nesta quinta-feira, 10 de abril, o afastamento do reitor Timothy Mulholland. Completada uma semana de ocupação, Timothy, após diversas declarações intransigentes, pautadas pela incapacidade de dialogar com os estudantes, enfim fez o que já deveria ter feito desde a primeira denúncia envolvendo seu nome, no início do ano. Consideramos o fato como uma vitória, mas uma vitória parcial com diversos poréns. Nenhuma das nossas 18 reivindicações, que consideramos básicas, foi contemplada até o momento. Não pedimos pelo afastamento, mas pela renúncia do reitor, bem como do vice-reitor Edgar Mamiya que assumirá provisoriamente o cargo, assim como de toda essa diretoria que compõe uma corja oligárquica antidemocrática que comanda os rumos da Unb há mais de 15 anos. Além disso, é importante ressaltar que Timothy afastou-se do cargo de reitor, mas continua como presidente do conselho da FUB - Fundação da Universidade de Brasília - que delibera os rumos, especialmente financeiros, da Unb.
Nossa luta não tem seu fim em uma figura central, no caso a do reitor, pois o movimento pensa a universidade a longo prazo. Queremos a convocação de um congresso estatuinte paritário, que garanta a democracia na universidade. Temos hoje, em todas as instâncias, votações desiguais repartidas numa relação de 70% para os docentes, 15% aos funcionários e 15% aos estudantes. Além disso, existe na Unb um conselho diretor, o próprio conselho da FUB, composto por seis membros que detêm um poder que, por exemplo, permitiu a aquisição da mobília do apartamento do reitor afastado Timothy. Existem membros que fazem parte deste que se tornou um verdadeiro"conselho de anciãos"(mas sem sabedoria) desde o início da década de 1990!

A Ocupação definirá seus rumos na próxima Assembléia Geral marcada para a próxima segunda-feira, dia 14/04, mas não temos a intenção de saír enquanto nossas reivindicações não forem atendidas!

Toda a comunidade está conosco nesta luta pela moralização da Universidade de Brasília e pelo fim da corrupção num espaço que deve se caracterizar pela formação de pessoas capazes de levar o Brasil para dias mais justos e igualitários.


Ocupa e Resiste!

Um comentário:

André disse...

Força amigos!!!!

Apesar de não estar presente na ocupação venho acompanhando o movimento.

Quando eu entrei na UNB em 2004 já era meta do movimento estudantil (do qual participei no mesmo ano)dá um pé na bunda nessa cúpula que manda na unb há 15 anos. Assim como as eleições paritárias.

Fico muito feliz em ver que algo está acontecendo. O reitor se afastar já é um bom passo, mas o caminho é longo.

Estou me formando agora (monografando..rs!), trabalhando o dia todo, mas sempre acompanhando a ocupação. Sempre que posso vou a reitoria.

É um descarrego muito grande, depois de ficar sem ônibus para saídas de campo por falta de verbas, ficar sem comida no R.U por falta verbas e sem papel higiênico nos banheiros por falta de verba, ver essa reitoria caindo, e vai cair graças a vocês.

O afastamento do reitor é só o começo. Vocês conseguiram chamar a atenção do Brasil todo e am alguns cantos do mundo pelo que estou vendo. Não desanimem.

O movimento é legítimo e reconhecido, se não a PF já teria acabado com isso tudo. Vão em frente!!! Vocês tem o apoio nesse momento da grande maioria da comunidade acadêmica e de toda a sociedade brasileira que luta por um país mais honesto e menos corrupto. A corrupção não pode ser cultural como alguns falam por aí. Ela é uma doença. Vocês estão varrendo isso nda UNB!!! Continuem!!!

Apesar de não participar da ocupação, percebo pelas notícias que chegam de vária fontes e percebo uma organização muito grande. Não percam isso. Torço para que não percam essa organização. Ela é fundamental e se chegaram até aí é porquê foram bem organizados. Parabéns pela organização do movimento. Tendo essa organização, essa ocupação pode tomar um sentido maior de exterminar a corrupção no Brasil.

André Menezes - Estudante de Geografia - UNB