domingo, 13 de abril de 2008

Moção de Apoio do Forum da Esquerda - USP

Domingo, 13 de abril de 2008.

Nós, do Fórum da Esquerda, coletivo político que atua na Faculdade de Direito da USP, manifestamos nosso apoio à Ocupação da Reitoria da Universidade de Brasília.

O movimento iniciado na capital do país no dia 3 de abril desse ano é mais uma importante frente de lutas aberta pelo movimento estudantil nacional que deve marchar contra a dinâmica mercantilizadora da educação superior pública, gratuita e de qualidade para todos. Achamos que, assim, a Ocupação partilha de significado com a ocorrida na Reitoria da USP no ano passado.

A Ocupação é forma legítima de engajamento na luta política universitária quando cessam as oportunidades de debate e de abertura de espaços francos e emancipatórios de diálogo. O jeito de fazer política não é ditado por normas e não podemos permitir que o legalismo e o formalismo adquiram roupagem de democracia quando em seu cerne são a fonte de ações autoritárias e conservadoras. A política e a Universidade que queremos não está escrita e nem dada.

Sabemos que a pauta não se completou e que a peleja deve continuar. Apoiamos as reivindicações que relevam das mais importantes questões do ME tais como a paridade nos espaços de decisão na Universidade, de democratização de acesso e permanência, de abertura de contas das Fundações ditas "de apoio", de assistência estudantil e de descaso com o retorno popular que as instituições de ensino superior devem dar ao povo que as sustenta.

O movimento de Ocupação da Reitoria da UnB está de parabéns por suas conquistas e esperamos que essas sejam combustível de mobilização e debates numa linha de democratização substantiva da Universidade pública e de seu compromisso com a sociedade e com um projeto popular de país.

Repudiamos qualquer autoritária ação de força policial para desocupação assim como outros métodos repressivos como o desligamento da água ou luz do edifício da reitoria.

Que a luta dos estudantes da UnB não cesse com a renúncia do crápula Timothy Mulholland! Os estudantes não podem mais continuar em letargia frente ao avanço da precarização da Universidade pública e à estruturas autoritárias de poder e decisão!
Estamos juntos! Transgredindo a indiferença!

Fórum da Esquerda
Coletivo político da Faculdade de Direito da USP

Nenhum comentário: