sábado, 12 de abril de 2008

Moção de Apoio da Pós-Graduação em Educação da UnB


EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

Nós, representantes dos estudantes da Pós-Graduação em Educação, nos dirigimos à comunidade acadêmica da Universidade de Brasília, para manifestar nosso apoio à pauta de reivindicações do Movimento de ocupação da reitoria. Embora não tenhamos tido tempo de discutir, entre nós, qual seria a melhor forma de luta neste momento, e por isso não emitiremos posição, concordamos com o mérito das propostas levantadas pelo movimento.
A recente denúncia da utilização do dinheiro público, que deveria ser destinado à pesquisa científica na UNB, para compra de móveis de luxo para o apartamento do reitor, indignou a comunidade acadêmica e a sociedade. Esse episódio traz à tona a malversação de verbas públicas já tão escassas no cotidiano da Educação Superior brasileira.
Além disso, ao caminhar pelo campus da UNB, deparamos-nos com estruturas deficientes, salas de aula sem equipamentos adequados para um bom processo de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento, inúmeras dificuldades para realização de pesquisas e programas de extensão totalmente deficientes em sua implementação.
Este fato demonstra que as fundações de apoio, como a Finatec, desvalorizam o tripé – ensino-pesquisa e extensão - tão caro ao cotidiano acadêmico, principalmente, de uma Universidade Pública.
Desta maneira reivindicamos a postura ética daqueles que administram esta Universidade, a partir da retomada da democracia de suas instâncias de discussão, formulação e implementação de políticas e programas que fortaleçam o tripé e que recoloque a Universidade de Brasília no caminho da contribuição ao desenvolvimento nacional e do enfrentamento aos problemas sociais que tanto afligem o povo de nosso país.
Por fim esclarecemos que, em breve, teremos uma assembléia geral dos estudantes deste programa e, nesta oportunidade, teremos condições mais elevadas de discutir o conjunto do movimento.


Brasília, 09 de Abril de 2008.

Carmyra Oliveira Batista
Claudemiro Godoy do Nascimento
Denise Gisele de Brito Damasco
Mayra Maria Leoncy de Lavor
Sandra Jacqueline Barbosa
Sandra Zita Silva Tiné
Membros da Comissão Discente do Programa de Pós-Graduação da FE-UnBRodrigo da Silva Pereira (apoiador)

Nenhum comentário: