sábado, 12 de abril de 2008

Vice-Reitor Edgard Mamyia renuncia ao cargo

É isso ai galera, apesar de o site da UnB ainda não informar, Edgard Mamyia acabou de renunciar ao cargo. Com a renúncia do vice e o afastamento de Timothy, a UnB está temporariamente sem reitor. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá indicar agora um interventor para a reitoria da UnB, porém muitos estudantes aqui na Reitoria já têm se manifestado contra um interventor. A alternativa que defendemos é que a UnB indique, ela mesma, uma pessoa da comunidade acadêmica para assumir a reitoria enquanto são convocadas eleições paritárias para reitor e um congresso estatuinte para iniciar a reconstrução de uma nova UnB. Todo este processo deveu-se fortemente à atuação do Movimento Estudantil, que conseguiu agregar aos poucos professores e servidores que antes estavam receosos de admitir publicamente uma posição de confronto.

11 comentários:

Unknown disse...

isso ae galera.... primeira vitória de muitas!!!!!

bola pra frente q a UnB eh nossa!!!!

Abraço a todos

Igor disse...

Gente esse aqui é o endereço de um outro blog (não oficial) sobre a ocupação da reitoria:
www.eunaocupacao.blogspot.com

Anônimo disse...

Companheiros, a conquista é nossa!!!
Os frutos serão de todos...
Parabéns a todos!

Fortes abraços,

Paulliny

Anônimo disse...

Ha, ha, ha, ha, ha!!!!Eu já sabia!!!
Não podia dar noutra coisa...
Mas isso só está ocorrendo porque os estudantes estão mobilizados e não arredaram pé.
E pensar que esses "reitores?" contavam com a apatia, alienação e desinteresse dos estudantes para a política e que iriam nadar de braçada, usando e abusando dos recursos público.
Mas a Universidade brasileira somente irá avançar nas conquistas democáticas com a radicalização e engajamento total dos estudantes, porque a depender dos professores ficaremos na paz dos cemitérios, no melhor dos mundos.
PARABÉNS, O BRASIL ESTÁ COM VOCÊS.
Ocupação até à vitória total!!!!!
Ao Mamia, hasta la vista, no más, baby...

Jamile Barbosa disse...

Parabéns ao ME da UNB vocês demonstram que a união é fundamental

estou orgulhosa e feliz por essa conquista

Ecoaecoa disse...

Parabéns movimento da UnB! Esse mérito é de vocês mas a vitória é do país!

Alissa
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=4246717551642009337&postID=1842905000182612533

Mauro Faria disse...

Democracia prioridade!
o estudante defende a paridade!

Sugiro esse canto agora...a máfia já foi desmontada e há professores, alunos e funcionários da Universidade de Brasília empenhados em trabalhar com amor...

Os egos passaram e quem realmente segura o transformar social são os grupos autônomos que sem falar muito concretizam um tanto...

Um novo pensamento estar por vir a reação vai chegar e o que for será...

Unknown disse...

Remelentos & Mafaldinhas da UnB se revelam
Vocês viram que não dei trela pra turma que invadiu a reitoria da UnB, ainda que o tal Timothy Mulholland não tivesse condições de continuar no cargo. Recomendo, para tirar a turma de lá, o mesmo que recomendei no caso da USP: Polícia. Aqui, eu chamava a PM de “democracia de uniforme”. Lá, chamo a PF de “democracia de colete preto”. Lei é para ser seguida, por mais que esse princípio cause estranheza a Tarso Genro, que está se revelando um ministro da Justiça de mão cheia.

Pois bem. Os Remelentos & Mafaldinhas, agora os de Brasília, decidiram ampliar a sua pauta de reivindicações. Querem mudar os estatuto da UnB, além de afastar o vice-reitor, Edgar Mamiya, e mais cinco decanos. E isso é pouco.

"Queremos que os alunos tenham participação paritária em todos os conselhos da universidade. Hoje, a participação dos estudantes vale menos que a dos professores". Que injusto! Onde já se viu, numa universidade, a pessoa que ensina ter mais influência do que a pessoa que aprende??? Isso é uma inversão completa de valores, não é mesmo? A frase entre aspas é de Karla Gamba, coordenadora-geral do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e aluna de Artes Cênicas. Artes cênicas? Se virar atriz, sua primeira reivindicação será enforcar os diretores de teatro...

Huuummm...

Os invasores também querem que os votos de professores, alunos e funcionários tenham o mesmo peso na eleição direta para reitor. Não é demais? Os doutores, a tia do cafezinho, o jardineiro e o estudante decidirão, em conjunto, quais são as prioridades da universidade. É justo!

— Companheiro Faxineiro e Companheiro Segurança, na opinião de vocês, devemos dar prioridade à pesquisa básica ou à pesquisa aplicada?
— Veja bem, Companheiro Professor, à luz da necessidade dos funcionários, nós entendemos que a pesquisa básica etc, etc, etc.

Desnecessário dizer que, segundo os critérios dos valentes, os alunos sempre elegeriam o reitor. Quem entrasse para aprender já chegaria instruindo e dando as diretrizes de quem está lá para ensinar e para fazer pesquisa. Hoje, o voto dos professores tem um peso de 70%, e os dos estudantes e funcionários, de 15% cada.

A eleição direta, mesmo com a ponderação acima, já caracteriza um descalabro. Digam-me uma única universidade respeitável no mundo, pública ou privada (pertencente a fundações), que seja dirigida por um “delegado” dos alunos.

“Ah, mas olhem lá o que eles fizeram”, poderia objetar alguém. Pois é: a UnB só chegou àquele grau de desmando por conta do “democratismo”. Há muito tempo a universidade não é gerida pelos mais aptos, como seria o desejável, e sim por aqueles que conseguem se fazer mais influentes junto aos grupos militantes que a assombram. Mulholland se mantinha no cargo seguindo religiosamente a pauta das esquerdas. Agora elas querem avançar.

Davi Gentilli disse...

Parabéns pela vitória, companheir@s!!!

parabéns pela coragem de enfrentar a descrença, o pessimismo, a apatia, o peleguismo e, principalmente, essa EX-reitoria corrupta da UnB.
Digam aos reacionários "legalistas" que essa é verdadeira maneira de se ocupar os espaços institucionais que não são nossos.

Valeu!! O Brasil inteiro tem muito orgulho de vocês!

Adiante nas lutas!

Davi Gentilli
UFES

Alex Canuto de Melo disse...

"...porém muitos estudantes aqui na Reitoria já têm se manifestado contra um interventor. A alternativa que defendemos é que a UnB indique..."

Mas de que forma vamos indicar esse reitor pro tempore? Alguém pode me responder?

já antecipo um forte abraço e parabéns a todos pelas conquistas!

Unknown disse...

Todo o apoio aos estudantes da UNB, nós da UNIR "Rondônia" os saudamos...
e segue à Luta companheiros!