quarta-feira, 16 de abril de 2008

Moção de Apoio do Coletivo Marxista - CA Pedagogia UFRJ

Criada e pensada para servir como um modelo, em 2008 a Universidade de Brasília protagonizou espaços midiáticos de maneira significativa. Os escândalos envolvendo a Reitoria da instituição e as fundações ditas de apoio fazem-nos perceber os malefícios da privatização e da precarização da educação oriundos das opções político-econômicas de Lula da Silva/PT e toda sua coalizão governista e oposicionista, que apenas corroboram para privilegiar os interesses de pequena parcela da sociedade.

A resistência organizada pelos estudantes na quinta-feira 3 de abril potencializa os avanços para a conquista de vitórias concretas. Às vésperas dos 40 anos de maio de 1968, é preciso identificarmos a importância de uma análise concreta da realidade ao nosso redor, onde vivenciamos um momento de reorganização das lutas após a ascensão de Lula/PT e a degeneração dos antigos instrumentos de luta como a UNE e a CUT.

Apoiamos a pauta de reivindicações dos estudantes, ratificando a importância de se discutir os rumos das Universidades Federais, sendo contrários à Reforma Universitária em curso e o REUNI, mudanças que legalizam inclusive a possibilidade da corrupção descoberta, já que o Governo Federal implementou o Decreto das Fundações.

As renúcias do Reitor e do Vice-Reitor já são reconhecidas vitórias, mas não podemos nos dar por satisfeitos nesse momento em que a comunidade acadêmica e a opinião pública se colocam favoravelmente às atividades de resistência. É possível avançar ainda mais através das lutas, onde demonstramos a possibilidade de mudar as vidas.

Todo nosso apoio à Ocupação da UnB, contra as Fundações 'de apoio' e o REUNI.


COLETIVO MARXISTA
Gabriel Marques
Professor Ed. Física CAp-UFRJ
CA de Pedagogia UFRJ - Gestão Além do que se vê
Coletivo Marxista coletivomarxista@yahoo.com.br
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa
http://movimentoquemvemcomtudonaocansa.blogspot.com
Msn: grdmarques85@hotmail.com
Cel: (21) 96552144

Nenhum comentário: