sábado, 12 de abril de 2008

Moção de Apoio do DAHIS - UFRPE

CARTA DE APOIO AO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DE REITORIA DA UNB

Não é de hoje, a educação no nosso país não é uma prioridade, e assim sendo é tratada com o resto do orçamento. Entra governo e sai governo, e o que se vê é a piora gradativa da situação educacional no nosso país, faltam Restaurantes Universitários em grande parte das universidades federais, faltam professores em todas as federais do país (o déficit de professores segundo o ANDES-SN ultrapassa os 8 mil), faltam livros em nossas bibliotecas e acervos mais atualizados, chega a faltar, em muitos casos, até verba de custeio, que é o que garante os quadros, portas, pincéis e apagadores.

Toda essa falta de verbas no nosso entender é uma política de Estado deliberada, onde a prioridade não é a educação, mas os juros da dívida pública (que só engorda os banqueiros de nosso país). Ainda por cima, existe a corrupção escondida (mensalão, mensalinhos...) e a corrupção declarada, que se expressa através da DRU (Desvinculação da Receita da União), mecanismo “legal” que de acordo com a “necessidade” do governo pode desvincular 20% de qualquer verba do governo para que seja usada onde o governo quiser, leia-se: todos os anos, 20% da educação e da saúde são retirados para obras de “infra-estrutura” e pagamento da dívida pública.

Toda essa política de corte de verbas para a educação, tem incrementos dentro das próprias universidades, como é o caso das fundações de “apoio” que existem dentro das universidades para “gerenciar” uma boa parte dos recursos públicos. Essas fundações em grande parte do tempo, sugam as verbas das universidades em troca de serviços que uma pró-reitoria de administração poderia tranquilamente dar conta.

Apesar de não faltarem exemplos em todo Brasil de como as fundações sugam as verbas das universidades, o exemplo da Universidade de Brasília (UnB) tornou-se um escândalo pelo descaramento do Reitor Timothy Muholand que utilizou-se de 470 mil reais (dinheiro público) para mobiliar com utensílios de luxo o apartamento funcional em que vivia, além de usar e abusar dos cartões corporativos, abusos esses que a UnB é campeã na gestão do Timothy Muholand.

Por esses motivos citados acima, o Diretório Acadêmico de História Manuel Correia de Andrade da UFRPE (DAHIS-UFRPE), se solidariza, apóia a luta, e assina em baixo a carta de reivindicações dos companheiros que resistem bravamente na ocupação da reitoria da UnB que já começa a vislumbrar a vitória com as primeiras conquistas que foram, o afastamento do Reitor e a renúncia do Vice-reitor.

SÓ CONQUISTA QUEM LUTA!!!

POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!!!

Diretório Acadêmico de História Manuel Correia de Andrade

DAHIS - UFRPE

Nenhum comentário: