domingo, 13 de abril de 2008

Moção de Apoio - CAPSI UnB

O CAPSI e os estudantes de Psicologia apoiam a ocupação da reitoria, estando juntos na luta por uma Universidade gratuita e de qualidade. Consideramos ser importantíssimo este posicionamento dos alunos devido ao apoio majoritário do Instituto de Psicologia ao reitor, o qual não é compartilhado pelos estudantes.

Em assembléia, ocorrida no dia 8 de março, os estudantes deliberaram, sua posição a favor do afastamento do reitor, vice-reitor e Conselho de seus cargos até que se completem as investigações sobre o caso. Também foi deliberada posição favorável à paridade no conselho máximo de deliberação - CONSUNI. Consideramos a ocupação da reitoria uma ação legítima como forma de alcançar reivindicações que visam a melhoria da Universidade. Somos contra a violência e depredação de patrimônio e entendemos que os estudantes instalados na reitoria também partilham de tal opinião e se esforçam a todo o momento para manter a organização e controle dos estudantes e instalações físicas. Por várias vezes os alunos tentaram o diálogo com o reitor sobre as questões reivindicadas, obtendo muitas recusas, sendo que em uma das oportunidades de esclarecimento o reitor não respondeu às principais questões colocadas pelos alunos.

Entendemos que essa forma ativa de manifestar-se foi devido ao esgotamento de outros meios, tendo estes perpassado a legalidade e o diálogo. Portanto, declaramos nosso apoio à ocupação até que seja alcançada uma gestão democrática dentro da UnB e todos os envolvidos nos escandâlos de improbidade administrativa sejam punidos da forma adequada.

Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade de Brasília

Nenhum comentário: