sábado, 12 de abril de 2008

Moção de Apoio do DCE/UCS

Pas de replâtrage, la structure est pourrie
Não ponham remendos, a estrutura está podre.
(slogan de maio de 1968 - França)

O Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul, DCE/UCS, vem prestar solidariedade aos estudantes da Universidade de Brasília, UNB, que estão ocupando o prédio da Reitoria desde o dia 3 de abril.

O DCE tem a convicção que a luta dos estudantes é justa e necessária. A aplicação de recursos da Universidade na reforma do apartamento funcional ulitizado pelo Reitor Timothy Muholland não corresponde, nem de longe, aos fins de uma instituição de ensino. Isso sem falar nos outros gastos, de necessidade duvidosa, que chegam a casa dos milhões de reais.

Sabemos que os estudantes possuem uma pauta que vai além da questão do mal uso de recursos públicos. Defendemos, como vocês, uma política de assistência estudantil que garanta a permanência dos estudantes na Universidade. Acreditamos, também, que o processo de eleição das chefias acadêmicas deve acontecer com a maior transparência e participação de toda a comunidade acadêmica.Repudiamos as declarações do atual Reitor Timothy Muholland, que diz que não sairá do cargo por que foi eleito democraticamente. A nossa posição é que o Reitor não entende nada de democracia.

O processo democrático não se esgota na urna. Ele é um processo permanente de discussão, fiscalização e se necessário de substituição das pessoas que ocupam os cargos eletivos.Nossa universidade é particular e também sofremos, por muito tempo, com o mal uso do dinheiro da instituição. No nosso caso dinheiro que vinha de nossas mensalidades. Como vocês lutamos e estamos construindo um processo de decisão participativa da aplicação dos recursos de nossa universidade. Esse é mais um motivo para apoiarmos a luta de vocês, pois os recursos para a UNB são de todos os brasileiros e é inadmissível que ele não seja usado para o seu fim que é a educação, pesquisa e para o avanço social e científico do País.

Boa luta colegas, por que a luta de vocês é justa.

Diretório Central de Estudantes
Universidade de Caxias do Sul - RS
Gestão Movimentação: A contra-mola que resiste - 2007/2008
http://www.dceucs.com.br/

Nenhum comentário: