quinta-feira, 10 de abril de 2008

Moção do Apoio do CFESS

Diante das denúncias, amplamente divulgadas na mídia, envolvendo a Reitoria da UnB e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) na utilização de recursos públicos para fins particulares; e do protesto dos(as) estudantes da UnB contra esses fatos, que culminou com a ocupação da Reitoria dessa Universidade, o CFESSmanifesta:

1. A utilização de recursos públicos para fins particulares causa profunda indignação e o CFESS defende em todos os espaços públicos e de representação em que participa que é imperativo que as apurações aconteçam, que os responsáveis sejam devidamente punidos e que os acusados devam se afastar de suas funções enquanto perdurar o processo de investigação.
2. O CFESS é favorável à livre manifestação das idéias e da manifestação política dos sujeitos individuais e coletivos e, neste sentido, repudia atos de violência que foram praticados contra os(as) estudantes por ocasião da ocupação da Reitoria. A violência interdita o papel que deve ter a Universidade Pública como espaço democrático de formação profissional e política.
3. O CFESS se posiciona contrário a todas as formas de privatização do Estado e de suas instituições e entende que a Universidade Pública tem o compromisso ético-político de formar as novas gerações na perspectiva da responsabilidade com o conhecimento crítico da realidade e da defesa das instituições públicas como condição relevante para a garantia da formação profissional, do acesso ao trabalho e da prestação dos serviços com qualidade à população.

4. No dia 15 de maio, em que comemoramos em todo o Brasil o dia do(a) Assistente Social, o CFESS, em parceria com todos os Conselhos Regionais de Serviço Social convida a categoria e toda a sociedade para debater sobre a realidade da precarização do Ensino Superior no Brasil e suas implicações no exercício das diferentes profissões acarretando danos irreversíveis às novas gerações e à população. A exemplo dos Cursos de Graduação à distância, que embora reconhecidos pelo MEC e incentivados amplamente pelo Governo Federal, não cumprem os dispositivos legais e as diretrizes curriculares coletivamente construídas no âmbito das profissões.

5. A luta dos(as) estudantes da UnB e sua respectiva pauta de reivindicações é demonstração da capacidade de resistência e de crítica frente às diferentes formas de deterioração das Instituições Públicas e das práticas autoritárias vigentesemnosso País e deve ser ouvida, discutida e tratada com respeito no âmbito da UnB e da Sociedade Brasileira. O CFESS coloca-se na luta ao lado de todas as instituições e sujeitos coletivos contra os interesses corporativos; na defesa dos direitos, das políticas sociais, da Educação Pública, Gratuita, Laica e Presencial; pelo acesso ao trabalho
de qualidade; contra todas as formas de arbítrio e na defesa da livre manifestação política.

Nenhum comentário: