terça-feira, 8 de abril de 2008

Moção de Apoio do CES/SP

MOÇÃO DE APOIO À OCUPAÇÃO DA UNB


Nós, militantes do Centro dos Estudantes de Santos e Região (CES), expressamos todo o apoio e solidariedade aos camaradas que ocupam a reitoria da Universidade de Brasília. Manifestamos, também, o nosso repúdio à atitude inaceitável da Reitoria da UnB, que, desconsiderando as pautas do movimento, elimina o diálogo e ameaça autorizar a força policial na repressão aos estudantes. Com tal expediente, a universidade reprime também os direitos estudantis, dentre os quais a liberdade de expressão e a liberdade de organização, resgatando um clima que leva a nossa memória aos tristes tempos de exceção.

Lembramos que a ocupação está situada em pautas políticas, em demandas necessárias como a luta contra o Reuni e as fundações e pela gestão democrática dos rumos da universidade. Pautas que visam fortalecer a instituição, ampliando a transparência e a participação paritária da comunidade universitária na luta concreta para produzir o necessário retorno que uma instituição dessa monta deve dar a sociedade brasileira.

Não aceitamos, em hipótese alguma, que o movimento estudantil seja criminalizado. Ordenar a repressão aos estudantes por meio da segurança privada e abrir inquérito junto a Polícia Federal por ocorrência do movimento de ocupação são atitudes inadmissíveis e incompatíveis com as conquistas democráticas que estudantes e trabalhadores alcançaram em nosso país.

Afirmamos com vigor que em tempos de aprofundamento do projeto neoliberal - agora reconduzido pelo Governo Lula -, atitudes como o sucateamento do serviço público, restrição dos direitos sociais e o privilégio aos especuladores e banqueiros em detrimento das necessidades do povo merecem um justo e decisivo combate. Hoje, vemos parte desta ação ilustrada na ocupação da UnB.

Entendemos que a ocupação como instrumento de luta e resistência é absolutamente legítima e, diante dos abusos anunciados pela reitoria, tornou-se necessária. Conclamamos a todos os movimentos que se manifestem firmemente contra mais essa repressão, num sinal claro de que é intolerável qualquer mecanismo de repressão dos aparelhos do Estado contra a movimentação popular. Esperamos que o bom censo e a autocrítica prevaleçam e que seja imediatamente suspensa qualquer iniciativa de repressão aos direitos estudantis.

A ocupação da reitoria é mais fumaça, é mais fogo, é mais palha; é a descortina do absurdo!

Toda a força @s companheir@s de Brasília! A luta de vocês também é nossa! É uma luta de todo o país!

Centro dos Estudantes de Santos (CES)
Entidade representativa dos estudantes universitários da cidade de Santos e Região Metropolitana - SP
8 de abril de 2008-- ces _ centro dos estudantes de santos e região metropolitana da baixada santistagestão 2007-2008http://blogdoces.wordpress.comcontatoces@gmail.com

Nenhum comentário: