terça-feira, 8 de abril de 2008

Moção de Apoio de Bruno Dantas (RN)

Caros colegas estudantes da UnB, meus companheiros e minhas companheiras em luta!



Tenho assistido a vossa luta e me sinto parte dela. A violência contra a Universidade pública brasileira, contra a democracia constitucional, contra a liberdade de expressão e, inclusive, contra os próprios direitos humanos têm mostrado em que tipo de democracia temos vivido nestes últimos 23 anos. Às vezes é necessário viver algum tipo de experiência nesse sentido até chegarmos a essa conclusão: a democracia e a justiça - enquanto instituições do atual Estado - estão a serviço da manuntenção do status quo.

As atuais gestões das fundações privadas nas universidades públicas, sem excessão, têm demonstrado que a relação promíscua entre o público e o privado tende, inexoravelmente, a destruir o público e fomentar o privado. Foi assim na Fundação Universidade de Brasília (FUB) e na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), onde a gestão encabeçada pelo Reitor Timothy Milholland desviou verbas destinadas à pesquisa para a mobília de seu apartamento funcional. O simbólico disso tudo foi a compra de uma lixeira no valor de R$ 1.000,00. Mas isso é apenas a aparência do problema. Apenas a ponta de um imenso iceberg, cuja parcela submersa, certamente, contém elementos ainda mais indignantes.

Como se isso não bastasse, a Reitoria acredita que através da violência, da pancadaria e da intrasigência irão desmobilizar e desmoralizar os milhares de estudantes que estão mobilizados na ocupação, principalmente após a vitoriosa Assembléia estudantil ocorrida nesta segunda-feira (07/04), com a presença de cerca de 1.500 estudantes.

Muito pelo contrário, a cada instante essa ocupação passa a ser parte de uma luta nacional. Os lutadores da juventude, do novo movimento estudantil brasileiro, independente, combativo estamos com vocês. Somos milhares de jovens e trabalhadores que estamos em luta ao seu lado, divulgando a luta que ocorre na UnB nas assembléias, diretorias, salas de aula, locais de trabalho das nossas escolas, universidades e locais de trabalho.

Até a vitória sempre!
Viva a ocupação vitoriosa da Unb!

Bruno Dantas,
estudante de História da UFRN
estudante de Geologia e Mineração do CEFET-RN

Nenhum comentário: