terça-feira, 8 de abril de 2008

Moção de Apoio do Deputado Iran Barbosa (PT/SE)

NOTA DE APOIO À OCUPAÇÃO DA REITORIA NA UNB

O Mandato Parlamentar do Deputado Federal Iran Barbosa (PT-SE) vem a público manifestar o seu apoio político à ocupação do prédio da Reitoria da Universidade de Brasília (UNB) pelo conjunto dos estudantes daquela Instituição Federal de Ensino Superior (IFES).

O caso da UnB pode e deve ser apenas o estopim de um debate necessário no conjunto das IFES sobre de que forma hoje o capital privado interfere, cada vez mais, na autonomia financeira das universidades por meio das fundações privadas.

O grande problema das fundações está na falta de transparência com que os recursos são geridos, uma vez que eles não têm de ser aprovados pelos Conselhos Universitários, como é o orçamento geral da Universidade. Além disso, parte significativa dos recursos não são repassados à Instituição Universitária, ficando concentrados na mão dos professores que coordenam projetos dentro dessas fundações, enquanto o restante da Universidade sofre com a falta de recursos.

Isso tem feito com que muitos professores, por vezes com dedicação exclusiva, deixem de dar aulas na graduação ou pós, para se dedicarem majoritariamente a cursos pagos e outros eventos nas fundações de apoio.A mobilização na UnB deve servir de exemplo para todo o Brasil. O Movimento Estudantil no país, através de suas entidades (DA’s, CA’s, DCE’s, UEE’s e UNE), deve estar sempre de prontidão na luta por uma universidade definitivamente pública, democrática e popular. E extirpar o controle privado de nossas instituições públicas de ensino deve estar na ordem do dia de nossas ações políticas.

TODO APOIO Á OCUPAÇÃO DA REITORIA NA UNB!

FORA AS FUNDAÇÕES PRIVADAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS!

Brasília, 7 de abril de 2008

Mandato do Deputado Federal Iran Barbosa (PT-SE)

Nenhum comentário: