quarta-feira, 9 de abril de 2008

Moção de Apoio da CMS/DF

Nota da Coordenação dos Movimentos Sociais - CMS/DF em apoio aos estudantes que ocupam a Reitoria da Universidade de Brasília – UnB


A Coordenação dos Movimentos Sociais no Distrito Federal – CMS/ DF, reunida em Plenária neste dia 07 de abril de 2008, vem a público manifestar seu apoio e solidariedade aos estudantes da UnB, que desde a última quinta-feira, dia 03, ocupam a Reitoria da Universidade.
Os estudantes aprovaram em Assembléia uma pauta reivindicatória com 17 pontos, dentre os quais pedem transparência e agilidade nas investigações sobre a Fundação UnB, criação e ampliação das políticas de assistência estudantil para moradia, transporte, pesquisa e extensão, melhorias estruturais no Campus Darcy Ribeiro e melhores condições de participação dos estudantes nos espaços decisórios, o que inclui paridade na representação dos Conselhos e nas eleições para reitor. Além disso, os estudantes apóiam a expansão da UnB para as cidades satélites, reivindicando a construção imediata dos prédios nos novos Campi da Ceilândia e do Gama, além da ampliação do campus de Planaltina, inclusive com a construção de um Restaurante Universitário. Questionam ainda os abundantes gastos realizados na reforma do apartamento funcional ocupado pelo Reitor, reivindicando que os bens adquiridos sejam leiloados, e seus valores revertidos à reforma e ampliação da casa do estudante.
Os problemas que a comunidade da UnB está enfrentando neste momento não são novos nem surgiram de forma isolada. A falta de controle sobre as Fundações das Universidades públicas não é um problema exclusivo da UnB; ao contrário, é um problema estrutural que pode ser encontrado na maioria das Universidades Públicas Brasileiras e que, portanto, necessita de uma intervenção profunda e articulada.
Há pouco menos de um ano, o incêndio na Casa do Estudante Universitário – CEU trouxe à tona os problemas da segurança no Campus, da insuficiência das políticas de permanência e ausência de critérios claros para a ocupação das vagas – o que permite que estudantes egressos continuem a morar nos apartamentos destinados aos estudantes da UnB. Este é apenas um dos episódios que compõe o pano de fundo da atual crise.
Entendemos que a ação dos estudantes em defesa da Universidade Pública, pelo fortalecimento e ampliação da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade e pela transparência e gestão compartilhada da Universidade, é uma manifestação legítima, que deve ser apoiada e fortalecida.

Brasília, 07 de abril de 2008
Coordenação dos Movimentos Sociais do Distrito Federal – CMS/DF

Nenhum comentário: