segunda-feira, 7 de abril de 2008

Carta de apoio de estudante USP

Olá, eu não gostaria de me identificar por questões de segurança, mas eu sou estudante e participei tanto da ocupação da reitoria da USP, quanto da ocupação da Faculdade de Direito da USP, o primeiro mais do que o segundo.
A primeira questão que eu gostaria de colocar é sobre a ocupação da reitoria: quando chegou a reintegração de posse, ficamos apavorados. Dias depois houve uma assembléia de estudantes, então o SINTUSP (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo) chamou o seu advogado para explicar a situação. Ele falou que, o que seria óbvio num raciocino legalista (que a ordem teria que ser cumprida de qualquer forma), nessas questões que envolvem política, as coisas não funcionam bem assim. Antes de cumprir a ordem, se pesa os ganhos e as perdas políticas da ação, principalmente se houver o perigo de um enfrentamento, muito mais do que a questão legal (exemplo: no nosso caso, o governador pode ter achado que seria um peso político muito negativo na sua imagem se um ocupante saísse ferido). Então com isso nós ficamos um pouco mais aliviados. Bom, na reitoria ficamos até 5h00 da manhã do dia da reintegração de posse decidindo se iria ser uma resistência pacífica ou não. (Infelizmente, no meu ponto de vista), a primeira opção foi escolhida, mas por nossa sorte a policia não veio.
A segunda é da Faculdade de Direito da USP, que foi quando a Choque cumpriu a reintegração de posse, bom eu cheguei bem depois que começou a ocupação, mas vi e ouvi relatos de como os policiais se organizaram, primeiro: eles negociaram uma das entradas para eles controlarem, e foi nela que a ocupação foi tomada pelas costas, segundo: momentos antes de cumprirem o mandato eles evacuaram toda mídia das entradas para não correrem o perigo de ser registrado nenhuma agressão policial. Então, concluindo, não confiem em nenhum segundo nos policiais, não sedam em nenhum ponto no quesito segurança e, como vocês estão deixando a mídia entrar, se for possível coloquem as câmeras de TV pra dentro da reitoria, nos momentos que acharem que a polícia vai agir, para ela se sentir acuada em ser violenta.

espero ter ajudado,
espero também que a polícia não venha,
raça na luta,
boa sorte

Nenhum comentário: