sexta-feira, 4 de abril de 2008

Moção de apoio - DCE UFV

NOTA DE APOIO À OCUPAÇÃO DA REITORIA NA UNB
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Viçosa vem à público dar total apoio político à ocupação do prédio da Reitoria da UnB pelo conjunto das/os estudantes da universidade.
As acusações ao Reitor Timothy Mulloland são de extrema gravidade e dão sinais evidentes de que a relação com as Fundações Privadas têm resultados sempre onerosos para a universidades públicas.
O caso na UnB pode e deve ser apenas o estopim de um debate necessário no conjunto das IFES sobre de que forma hoje o capital privado interfere cada vez mais na autonomia financeira das universidades.
O DCE-UFV realizou em abril de 2007 uma ocupação da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), uma fundação privada sediada dentro do Departamento de Engenharia Florestal, como denúncia da influência que o capital privado exerce na universidade pública. As empresas transnacionais associadas às fundações se utilizam da estrutura das universidades em benefício próprio, pautando um ensino tecnicista e voltado apenas às demandas dessas empresas, interessadas apenas em lucrar com os recursos nacionais, que deveriam ser pensados estrategicamente na solução dos problemas do povo brasileiro.
A mobilização na UnB deve servir de exemplo para todo o Brasil. O Movimento Estudantil no país através de suas entidades (DA's, CA's, DCE's, UEE's e UNE) deve estar sempre de prontidão na luta por uma universidade definitivamente pública, democrática e popular. E expulsar o capital privado de nossas instituições de ensino deve estar na ordem do dia de nossas ações políticas.

TODO APOIO À OCUPAÇÃO DA REITORIA NA UNB!
FORA AS FUNDAÇÕES PRIVADAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS!
AUDITORIA PÚBLICA JÁ!
FORA TIMOTHY MULLOLHAND!

Diretório Central dos Estudantes da UFV
Gestão Giramundo!/2008

Nenhum comentário: