terça-feira, 8 de abril de 2008

Nota da CONLUTAS


No dia 3 de abril os estudantes da Universidade Federal (UnB) de Brasília ocuparam o gabinete da reitoria. Ontem dia 7 a ocupação foi estendida para toda a Universidade, com a participação ampla dos alunos. Entre as principais reivindicações desse movimento está a demissão do reitor Timothy Mulholland e do vice-reitor Nobuo Mamiya.

Em fevereiro a relação entre a UnB e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) foi questionada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDF). O órgão acusou a fundação de ter financiado, com recursos públicos, a reforma de um apartamento funcional, até então usado por Mulholland, bem como a compra de móveis e utensílios domésticos para o imóvel. O valor do gasto: R$ 470 mil. A UnB diz que o gasto não ultrapassou os R$ 350 mil.

As verbas já escassas das universidades públicas estão sendo desviadas para favorecimento de reitores e bandidos que se apropriam do dinheiro público para fins pessoais. Isso é inadmissível!
As parcerias com fundações já mostraram que vieram para promover desvios de verbas e favorecimentos ilícitos.

Entre as reivindicações dos estudantes estão o afastamento do reitor e do vice-reitor; a criação de eleições paritárias imediatas para a reitoria (em que votos de alunos e professores tenham o mesmo peso); a abertura das contas da UnB; o fim dos convênios da universidade com as fundações; o leilão dos objetos do apartamento que era usado pelo reitor e a aplicação desse dinheiro nas instalações da Casa do Estudante e construção de prédios para moradia estudantil.

Cercar de solidariedade a ocupação - A Conlutas conclama a todas entidades sindicais, dos movimentos populares e sociais e de todo o movimento estudantil do Brasil que manifestem seu apoio e solidariedade aos estudantes da UNB. Vamos cercar de solidariedade à luta dos estudantes que estão defendendo, em primeiro lugar o ensino público de qualidade. Além de exigir democracia na gestão das universidades para acabar com esses favorecimentos e a corrupção.

Fazemos uma exigência ao governo Lula e ao Ministério da Educação (MEC) que atendam as justas reivindicações dos estudantes e que não reprimam a sua legítima manifestação.

Por fim, façamos nossas as reivindicações do estudantes da UnB:

- A demissão do reitor Timothy Mulholland e do vice-reitor Nobuo Mamiya;
- Eleições paritárias imediatas para a reitoria e abertura das contas da UnB;
- Fim dos convênios da universidade com as fundações;
- Leilão dos objetos que estão no apartamento usado pelo reitor e aplicação desse dinheiro nas instalações da Casa do Estudante e construção de prédios para moradia estudantil;
- Ensino público e de qualidade.

Coordenação Nacional de Lutas - CONLUTAS
Mais informações:
Assessoria da Conlutas
(11) 8419.2696 / 3107.7984

Nenhum comentário: