terça-feira, 8 de abril de 2008

Moção de Apoio do DCE - UNIR

À Luta, Companheiros da UnB!


Por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e que Sirva ao Povo!


Cada vez mais vemos as lutas estudantis estourando em todos os cantos do país, e após as gloriosas lutas ocorridas durante o ano de 2007, em especial as ocupações das reitorias no país, como na USP, ocorrida contra os decretos autoritários de Serra e as que ocorreram nos outros cantos do Brasil, em virtude do pernicioso REUNI, mais uma das medidas da “reforma” universitária que está sendo implementada no país pelo governo Lula, sob as ordens de seu patrão, o Banco Mundial, temos novamente os estudantes se levantando em luta pela Universidade Pública, e como exemplo claro do aumento do protesto estudantil temos a ocupação da reitoria da UnB, frente à situação de precarização da Universidade, contrastada com a luxuosa habitação do reitor Timothy Mullholland, paga com dinheiro da FINATEC, mais uma das nocivas fundações privadas que têm servido não só como forma de alguns grupos de professores ganharem dinheiro de forma ilícita por sobre a Universidade Pública, mas também são mais uma faceta da referida “reforma” universitária do Lula/ Banco Mundial.


Mas com toda a ação dos estudantes, vem a reação e seus aparelhos de repressão. Ao passo que os estudantes se lançam à luta, encontram-se as várias tentativas da reitoria de tentar cercar os estudantes e subjugá-los. E isso culminou com a liminar de reintegração de posse que foi expedida contra os estudantes combativos da Unb. Porém, mesmo com a tentativa de estes senhores se utilizarem desses aparatos para tentar destruir a organização dos estudantes, vemos que esses mesmos aparatos têm surtido efeito contrário, pois ao passo que os senhores reitores mais os usam, mais aumenta a disposição de luta dos estudantes, fato esse que pode ser verificado na vitoriosa assembléia com mais de mil estudantes que deliberou pela manutenção da ocupação da reitoria, mesmo frente a todas as ameaças de repressão.


O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Rondônia vem por meio desta nota expressar seu mais profundo apoio a todos os estudantes que se levantam nessa gloriosa luta, não só contra a corrupção do reitor Timothy, que em sua essência é uma luta contra as perversas fundações privadas que têm, como que um câncer, tomado conta das Universidade Públicas, inclusive até mesmo criando cursos pagos usando corpo docente das mesmas, criando cada vez mais condições para a privatização da Universidade Pública, mas também em todas as lutas que não só esses estudantes se levantem, mas em todas as lutas que os estudantes como um todo têm se levantado e ainda se levantarão contra a destruição da Universidade Pública.


Saibam, companheiros, que aqui na UNIR também temos sofrido uma série de perseguições por parte do REItor, o senhor José Januário Oliveira Amaral, que têm se expressado não só por diversos processos que têm sido impetrados por este capacho do governo federal contra os coordenadores do DCE/UNIR, mas até mesmo pela uso da Polícia Federal com fins de reprimir os estudantes que se levantam cada vez mais em luta não só pela Universidade Pública, mas também pela própria democracia dentro da Universidade, pois ultimamente uma das atitudes do “magnífico” daqui foi a de intervir na própria organização do Movimento Estudantil, nomeando de próprio punho estudantes ligadas aos seu “seleto” grupo para os Conselhos Superiores da Universidade, sendo que estes estudantes não foram legitimamente eleitos para representar a comunidade estudantil nestes conselhos.


Mesmo com toda a perseguição impetrada pelo REItor daqui, não temos capitulado frente a ele. Muito pelo contrário, a luta nesta Universidade tem cada vez mais se agudizado e os estudantes têm cada vez mais se levantado contra os desmandos do REItor. A luta companheiros da UNB! Nem um passo atrás! Sejam realistas, exijam o impossível e mantenham com toda a força sua luta. Defendam com unhas e dentes a Universidade Pública!


Todo apoio à luta combativa e independente dos estudantes da UNB!


Lutemos por uma Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e que Sirva ao Povo!


Por uma Nova Democracia dentro da Universidade!


Eleições universais e diretas para Reitor e paridade nos Conselhos Superiores!


Fora Timothy Mullholland, Reitor yankee!


Abaixo a UNE oficial, pelega e governista!


Abaixo às fundações privadas e a “reforma” universitária do Lula/Banco Mundial!

Nenhum comentário: