terça-feira, 8 de abril de 2008

Moção de apoio do CAAT/UFPR

Moção de apoio a ocupação da Reitoria da UNB


Os integrantes do Centro Acadêmico Anísio Teixeira do curso de Pedagogia da UFPR, solidarizam-se com a luta dos estudantes da UnB, pois, acreditamos na defesa irrestrita da escola pública e dos gastos responsáveis dos bens públicos, deste modo, manifestamos nosso apoio às pautas de reivindicações apresentadas pelo movimento de ocupação da reitoria da UnB.

Estamos numa lamentável conjuntura onde denúncias de desvio de dinheiro público acabam se limitando apenas a factóides de jornais com o único intuito de desgastes políticos, quando dos interesses aos donos de empresas de comunicação.

Somado a isso, a lei 9192/95 que Regula o processo de eleição para Reitor, bem como o Art°56 da lei 9293/96 (LDB) demonstram um caráter corporativo dos docentes na gestão do ensino superior e da ausência da autonomia universitária com a existência da lista tríplice. Mas a situação é ainda pior, as funções colegiadas e de controle social, carecem de amparo legal, com a regulamentação da gestão democrática e a definição da proporcionalidade da representação estudantil, além da transparência dos processos, atividades e orçamentos que não são respeitados.

É importante lembrar, também, que as Fundações de Apoio não possuem outra finalidade senão como empresa intermediária para burlar os meios de contratação e uso do dinheiro público. Torna-se ainda mais questionável sua existência por não possuir em sua administração o controle público de forma colegiada com as diversas representações da comunidade acadêmica. Contribuindo deste modo, a desvios e abusos como vêem ocorrendo nas Fundações da UnB.

Cabe a nós estudantes, nos valermos da desobediência civil, a fim de garantir os interesses públicos, mesmo que açoitado pela mídia burguesa, numa crença que ainda é possível o desenvolvimento nacional.

Reafirmamos nosso apoio, e manifestamos nossas críticas a qualquer tipo de repressão policial, política, administrativa, moral ou psicológica àqueles que vem defender os interesses públicos.


Centro Acadêmico Anísio Teixeira
Pedagogia – UFPR

Nenhum comentário: