sábado, 5 de abril de 2008

Moção de Apoio da ExBEPe e do DAPe-UNEB Campus XI

Moção de apoio à ocupação da Reitoria da UNB

Através deste manifestamos nosso apoio ao Movimento de Ocupação da Reitoria da UnB, como também apoiamos e solidarizamos com a pauta de reivindicações dos estudantes da Universidade de Brasília.

A educação é uma prioridade, algo básico para formação de qualquer cidadã(ão) e não pode ficar à mercê de uma direção e administração que tem posturas e interesses restritamente autocráticos. Desta maneira os interesses e reivindicações devem ser considerados e não simplesmente ignorados. Portanto apoiamos a reivindicação dos estudantes da UnB como a saída imediata do reitor e vice-reitor; dissolução do Conselho diretor; convocação imediata de eleições diretas e paritárias para reitor; pela paridade nas eleições para todos os cargos eletivos da universidade e na composição de todas as instancias deliberativas da UnB; convocação congresso estatuinte paritário; abertura das contas de todas as fundações da UnB; que os bens adquiridos para o apartamento funcional do reitor sejam leiloados e os recursos investidos na Casa do Estudante; abertura imediata de concurso público para professores e técnicos administrativos para suprir o déficit atual do quadro da universidade; contra o corte de bolsas permanência feito pela reitoria; que as bolsas permanência sejam transformadas em bolsas de pesquisa e extensão e que subam para o valor do salário mínimo; que todos os estágios oferecidos pela FUB sejam exclusivos para alunos da UnB,salvo os de pesquisa; pela construção imediata do Restaurante Universitário no campus de Planaltina; garantia da construção de novos prédios de moradia estudantil e reforma da casa do Estudante respeitando condições dignas de moradia, dentre tantos outros aspectos que comprometem a entrada e permanência dos estudantes na Universidade pública!

Acreditamos esta ser uma mobilização justa e legítima, de forma que precisamos lutar e defender nossos direitos pela busca de uma educação pública, produtiva, democrática e de qualidade, livre de regimes corruptos e autocráticos.

"O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Democracia serve para todos ou não serve para nada” (Betinho).

Saudações estudantis e pedagógicas aos companheiros de luta do Movimento Estudantil da Universidade de Brasília, muita força para continuarmos nessa árdua luta pela conquista de nossos direitos!


ExBEPe-Executiva Baiana dos Estudantes de Pedagogia
DAPe-UNEB Campus XI- Diretório Acadêmico de Pedagogia

Nenhum comentário: