sábado, 13 de junho de 2009

Nota da permanência da Ocupação

Nota de Esclarecimento dos estudantes ocupados no Salão de Atos do Gabinete do Reitor


Depois de inúmeras tentativas frustradas de diálogo com a decana de assuntos comunitários e de uma série de arbitrariedades sofridas, no dia 08/06, ocupamos o Salão de Atos da Reitoria da UnB, após ato chamado pela Associação dos Moradores da Casa do Estudante Universitário – AMCEU.

Nós reivindicamos o atendimento de uma série de pontos urgentes relativos à casa do estudante e à política de assistência estudantil.


Depois de detalharmos a pauta a ser apresentada houve uma reunião com o reitor na qual ele, de forma extremamente arrogante, se recusou a sequer ouvir nossas demandas, caso fosse mantida na pauta a exigência de saída da decana de assuntos comunitários. Diante disso, a ocupação foi mantida.


O Reitor, pressionado, na mesma noite, decidiu ouvir as reivindicações e disse que apresentaria uma resposta no dia seguinte, quarta-feira, 10/06. Nesta quarta-feira a resposta da reitoria foi apresentada e, apesar do que foi falsamente noticiado pela imprensa, ela não atende a pauta de reivindicações.


Diante da pauta objetiva que apresentamos, o reitor entregou um “termo de compromisso” (termo de descompromisso), que se resume a uma mera carta de intenções (veja: resposta ao termo de compromisso). Tudo que, segundo o “termo”, supostamente será encaminhado pela reitoria, na verdade, deverá ainda ser submetido à Câmara de Assuntos Comunitários, ao Conselho de Assuntos Administrativos e ao Decanato de Assuntos Financeiros.


O tal “termo de compromisso” não garante nada de concreto, apenas indicações para os conselhos extremamente antidemocráticos, representando a vontade da reitoria de “calar a boca” dos estudantes. A proposta se resume à mesma política antidemocrática que tem sido adotada pela decana e que acabou resultando na ocupação.


Conforme debate seguido de votação na última reunião geral, deliberou-se que a ocupação segue até quarta-feira, dia 17, quando está marcada Assembléia Geral dos Estudantes da UnB com pautas sobre a Assistência Estudantil e Recredenciamento da FINATEC, dentre outras.


Convocamos os demais estudantes a vir à Reitoria, aumentar a mobilização para a Assembleia Geral e AMPLIAR A OCUPAÇÃO!

Nenhum comentário: