terça-feira, 9 de junho de 2009

Estudantes voltam à reitoria!


Eaí, Galera!

Hoje depois do Ato pela Assistência Estudantil, voltamos à reitoria com as seguintes pautas:


Segurança: Queremos iluminação no CAMPUS, contratação imediata de seguranças, fora a PM no CAMPUS, modificação do caráter da segurança que cuidem além do patrimônio, da pessoa humana, preparação do corpo de funcionários e que a segurança circule onde as pessoas caminhem e não somente nos estacionamentos motorizados. Construção de calçadas. O corpo de funcionários da CEU e Colina passem por qualificação e estreitem o diálogo com os moradores.

Transporte:
Micro-ônibus com identificação da UnB gratuito rodando de 30 em 30 minutos, até a Rodoviária, e outra entre os CAMPIS. Horários fixos de cada parada divulgados no sítio da UnB e afixado nas paradas de ônibus da UnB e dos CAMPIS.
Finais de semana com freqüência de no máximo 1 hora de 06:00 às 00:00h
Enquête periódica sobre o aprimoramento do horário e itinerário dos ônibus.


Bolsa Estudo:
Bolsa integralmente automática para alunos de baixa renda.
Fim da mão de obra explorada, bolsas integralmente estudantis voltadas para a pesquisa.
Facultado aos estudantes de baixa renda a possibilidade de adquirir uma outra bolsa, dando prioridade para o estudante que não possua nenhuma bolsa.
Contratação de funcionários para substituição das bolsas trabalhos sem terceirização.
Reajuste imediato das Bolsas e reajuste anual com o índice da inflação.


Política de Assistência Médica:
Acesso dos estudantes ao Hospital Universitário, volta do funcionamento da emergência, bem como acesso a saúde de forma integral com as diversas especialidades disponíveis ( Oftalmologista, Odontologia, Psicologia, Ginecologia e etc ) por meio de injeção maciça de recursos que visem transformar o HUB afim de cumpra seu papel social e pelo fim dos serviços pagos.

Negociação interna dos processos de desocupação da CEU:
A Reitoria proceda de forma a desjudicializar a questão, que a AMCEU aja como intermediária, que seja respeitado o direito de defesa, e somos contra a criminalização das relações entre a UnB e comunidade e queremos a retirada dos processos concensuados.

Normas de convivência:
Retomada imediata das discussões na pauta do CAC. Efetuação do ofício da AMCEU.

Saída da Decana:
O DAC demonstrou ter uma visão política extremamente equivocada sobre o que é Assistência Estudantil, demonstrou pouca capacidade de dialogar com os estudantes e com a Casa do Estudante.
Exigimos o afastamento imediato da Decana de Assuntos Comunitários Rachel Nunnes, autonomia política do Serviço de Moradia Estudantil – SME junto à AMCEU.

Nenhum comentário: