sexta-feira, 27 de junho de 2008

Resultados reunião Conselho Univesitário - 27 de junho de 2008

O Conselho Universitário de hoje continuou a discutir o Regimento para a eleição para Reitor em setembro.

Entre as discussões de hoje, uma discussão que acaba de terminar diz respeito à existência ou não de coeficiente de participação proporcional das categorias. Com esse coeficiente, que diz respeito ao que se tem chamado de Paridade Potencial, o peso de cada categoria no resultado final do processo é multiplicado pela proporção de membros da categoria que votarem.

Isso quer dizer que se 50% dos estudantes da UnB votarem nas eleições, o peso da categoria, que pela regra da paridade é a priori de 1/3, será multiplicado por 0,5. A mesma regra vale para as outras categorias (professores e técnico-administrativos). Nesse sentido, a paridade potencial redefine o peso das categorias no resultado final da eleição atribuindo maior peso às categorias que proporcionamelmente forem mais presentes nas eleições.

A Paridade Potencial foi aprovada por 27 votos a favor, 24 contra e 3 abstenções.

Os representantes estudantis no CONSUNI, em consonância com a posição do Fórum Permanente de Mobilização, defenderam e votaram contra essa proposta. Esses discentes defenderam a regra da Paridade Real que não vincularia o peso da categoria à proporção da sua participação. Essa defesa está relacionada, dentre outros fatores, ao fato de que as categorias do estudantes e técnicos-administrativos tradicionalmente participam menos das eleições. No sentido de aumentar o peso dessa participação, os estudantes não consideram pedagógico criar uma regra que aumente o voto da categoria que tradicionalmente já vota bastante - a categoria dos "auto-iluminados" professores universitários.

E, agora, José !?

Nenhum comentário: