segunda-feira, 16 de junho de 2008

Convocatória para nova luta de resistência

Estudantes da UNB e demais,

Convocamos todxs que temem diante de alguma injustiça para fazer parte da mobilização de resistência e permanência da Comunidade Indígena do Bananal, localizada no fim da asa norte onde há mais de 30 anos habitam as etnias Fulni-ô, Kariri-Xocó e Tuxá, além de ser espaço de convergência dos povos tradicionais que passam por Brasília. Ali também há o Santuário Sagrado dos Pajés que, em meio ao cerrado nativo, é ponto de referência espiritual dos indígenas. A região não é da TERRACAP como é noticiado na mídia. Somente em 1992 o órgãos fez o registro em cartório da terra que já era habitada e empossada pelos indígenas.

Do outro lado da moeda está o Governo do DF que, em cooperação com a especulação imobiliária, pretende desmatar o cerrado, remover os indígenas e construir um bairro para no mínimo 70 mil pessoas da classe alta morarem. Na falácia de ser um bairro verde, o Setor Noroeste, é a menina dos olhos de novas construtoras que chegaram na capital como a Brasil Brookers e a Lopes Royal. Paulo Octávio, o vice-governador, fez promessa na campanha de que conseguiria erguer o bairro que desde 1987 não consegue licenciamento para construção.

Última parte de cerrado nativo do plano-piloto e único espaço espontâneo de preservação da cultura tradicional dos primeiros habitantes destas terras, se faz necessário resistir de todas as formas para que mais uma vez não se respeite os indígenas e o meio-ambiente.

Mais informações:
santuariodospajes@lists.riseup.net
http://santuariodospajes.naxanta.org
http://www.midiaindependente.org
http://www.youtube.com.br/santuariodospajes

Nenhum comentário: