quinta-feira, 10 de abril de 2008

Cristovam Buarque e Eduardo Suplicy
visitam a reitoria ocupada

-----------------------------------------------

Ouça a conversa na íntegra com os senadores:
OGG (21,7 MB)
- MP3 (28,7 MB)

------------------------------------------------



Os senadores Cristovam Buarque (PDT-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP) visitaram na noite de quarta-feira, 09/4, a reitoria da UnB ocupada pelos estudantes. Os parlamentares discutiram com os alunos sobre possíveis encaminhamentos para o movimento. Ex-reitor da UnB e ex-ministro da educação, Cristovam Buarque reforçou sua opinião de que o atual reitor Timothy Muholland deve se licenciar do cargo imediatamente. “O Timothy pede uma licença. Os estudantes saem da reitoria e cria-se uma comissão de confiança da comunidade acadêmica para analisar o caso”, propõe Buarque.

Segundo o senador, o reitor não deu nenhuma posição sobre sua sugestão. “Até agora, só vi pronunciamento dele no jornal dizendo que não sai e eu acho que é uma falta de sensibilidade”. Pouco antes da conversa com os estudantes, Suplicy tentou contato com Timothy para sugerir o encaminhamento do colega parlamentar. “Estamos tentando ligar pra ele, mas ainda não nos atendeu”, contesta.

Durante o debate à luz de velas - por falta de opção, Buarque informou que o movimento estudantil já despertou a preocupação de várias lideranças políticas. “Hoje vocês têm o presidente Lula preocupado, o ministro da educação, dezenas de senadores e não sei quantos deputados. E várias outras universidades estão me perguntando como fazer para sair desse impasse”.

Maior transparência -
Durante a conversa com os parlamentares, um dos alunos presentes apresentou a resolução n° 2 de 2007 da Fundação da Universidade de Brasília (FUB). O documento concentra o controle de secretarias, assessorias, auditoria e agências nas mãos do presidente da FUB, que é o próprio reitor. “Ele [Timothy] é auditor dele mesmo. Ele presta contas para ele mesmo. Se isso não mudar, pode surgir outro reitor e continuar a mesma coisa”, indigna-se o estudante.

O senador Cristovam Buarque classificou o relato como preocupante. “Tirar esses órgãos do Consuni e colocar no Conselho da FUB é um perigo porque a FUB é independente. Ontem, o ministro da educação tomou um choque quando soube que a FUB tem gente [da direção] desde 1992. Eu também tomei um susto”, revela.

Como proposta de mudança, o senador sugere a ampliação da transparência das fundações. “Eu não sou contra as fundações desde que subordinadas ao Consuni. Não tenho dúvida que não entraria dinheiro de certos lugares, e nem sairia para outros detinos".

Condições Físicas - Os senadores aproveitaram para verificar as condições físicas do prédio. Os dois foram testemunhas do zelo dos estudantes com as dependências da reitoria. “Vocês estão sem energia e sem água, o que dificulta a manutenção desse lugar com a devida higiene. Mesmo assim, observamos o cuidado que estão tendo. Inclusive, vimos nas escadarias sinais alertando para que não haja vandalismo”, observa Suplicy.

Os parlamentares se comprometeram a cobrar do reitor o religamento imediato dos serviços básicos de água e energia. "A falta de água e as velas – que estão sendo usadas para iluminar a reitoria - podem ser uma combinação trágica”, preocupa-se o senador paulista.

--------------------------------------------------

Trechos da fala do senador Cristovam Buarque:

Apoio acadêmico –
Eu sinto nas conversas que tenho por aí que o Timothy está com menos apoio dos professores. Eu creio que um dos erros dele é não conversar com as pessoas fora do seu bloco político. Eu mesmo não acredito que vocês estejam aqui esses tempo todo sem ter diálogo com ele ou com algum representante direto”

Atuação da Polícia Federal – “O Lula não me disse, mas acho que ele está muito preocupado com o uso da Polícia Federal, que tem tido a imagem de lutar contra a corrupção e, de repente, pode entrar aqui para tirar os estudantes que estão lutando contra a corrupção...Conversei com a superintendente da Polícia Federal, doutora Valquíria, e ela está angustiada porque a Polícia não é para bater em estudante, tem consciência que aqui tem rampa e está escuro, mas ela está sendo pressionada pela justiça que deu 24h para exercer a reintegração de posse”

Voto universal - “Na lista de exigências de vocês tem um tópico [eleições paritárias] que acho muito conservador. Eu defendo o voto universal há muito tempo. Eu não vejo porque os estudantes que possuem 16 anos ou mais e votam para presidente do país não possam ter voto igual a professor ou funcionário na escolha do reitor”.

Comunidade externa - "Acho que a grande tarefa de vocês é ganhar a confiança da comunidade externa e as coisas ficarão mais fáceis".

-----------------------------------------------

Ouça a conversa na íntegra com os senadores:
OGG (21,7 MB)
- MP3 (28,7 MB)

------------------------------------------------


3 comentários:

bia disse...

É nesses momentos críticos de luta que aparecem as figuras conciliadoras: dizem estar do lado dos estudantes, mas são os portadores ideais de uma oferta de conciliação que fica muito aquém das reivindicações essenciais.

Um "afastamento", "licença", ou qualquer coisa que não seja a exoneração ou renúncia é pôr panos quentes sobre o conflito para de maneira alguma permitir que os estudantes vão até o fim e provem que são capazes de colocar não só reitorias, mas todo um governo corrupto em cheque.

Lambramos que o Suplicy também apareceu na ocupação da USP. Qual seria o maior interesse de um senador do PT aí? O de apoiar os estudantes contra a corrupção (veja só o seu partido, como todos os outros) ou apagar a chama de revolta que pode se alastrar até os cartões corporativos e outros escândalos de governo?

TODO APOIO AOS ESTUDANTES DA UNB!
ABAIXO OS FALSOS APOIADORES!

Leandro Lima disse...

Sou estudante da Rede Particular de ensino em Brasília, por nao ter opçao em meu curso, mas acompanho a UNB em seus estatutos, organizações fstivas, entre outros!

APOIO SIM OS ESTUDANTES DA UNB ATÉ O FIM !

A máscara da Farça tem que Cair, Apoiarei com mais vigor as idealizações relatadas !

Leandropsy420@gmail.com


um abraço a todos os estudandes da UNB

FORÇA SEMPRE

paulo carneiro disse...

cumpre uma etapa com o afastamento do reitor.Agora é o momento da dar ênfase,DAR DESTAQUE A ESTATUINTE,pois no Brasil conquistou-se a democracia e esqueceram da UNB,POIS COM O IMPEACHEMENT DO THIMOTY,este movimento creio que deva de pronto fazer A CARTA DA UNB,e fazer novas eleiçoes de reitor,com o resgate da DEMOCRACIA,COM A paridade do voto e com ESTA NOVA UNB VALORIZAR A UNIVERSIDADE.ASS.Pai de aluno solidário